Agenda

O Museu Exploratório de Ciências da Unicamp tem a honra de convidar a todos para mais um Fim de Semana no Museu, no dia 17 de agosto (sábado), com diversas atividades a serem desenvolvidas. O evento, gratuito e aberto ao público, conta com diversas OFICINAS, que necessitam de inscrição prévia.

O Museu Exploratório de Ciências da Unicamp é uma entidade educativa, de difusão e de disseminação científica, que procura estimular a curiosidade sobre o mundo e seus fenômenos, promovendo uma postura autônoma e criativa na busca do conhecimento científico. O Museu possui um espaço de exploração interativa permanente, organiza exposições para promover participação ativa dos visitantes e promove oficinas de cunho educacional, envolvendo exploração e resolução de problemas.

Local: Museu Exploratório de Ciências – UNICAMP
Data: 17 de agosto
Ingresso: Entrada Gratuita
Informações: mc.unicamp.br

O MIS recebe a exposição internacional Björk Digital. Na mostra, música, artes visuais e tecnologia unem-se para expressar o pioneirismo da multiartista islandesa Björk.

A mostra, que estreou em Sydney em 2016 e já passou por Tóquio, Barcelona, Cidade do México, Moscou, Montreal, Londres e Los Angeles, entre outras, será apresentada pela primeira vez no Brasil. Concebida por Björk e James Merry, com produção do MIF (Manchester International Festival), a mostra é dividida em seis áreas compostas por realidade virtual e elementos audiovisuais imersivos que demandam a interação dos visitantes.

Local: Museu da Imagem e do Som (MIS-SP)
Data: 18/junho a 18/agosto
Horário: Terça a sábado – 10h às 20h / Domingos e feriados – 10h às 19h
Ingresso: R$ 15 (meia) e R$30 (inteira); grátis às terças.
Informações: mis-sp.org.br

O músico suíço dá sequência à sua turnê na América do Sul apresentando o projeto de intercâmbio “incidências sonoras”. Com 66 anos, Norbert Möslang é tido como uma lenda viva da improvisação livre em território suíço. Seus principais instrumentos são saxofone e clarinete. Já colaborou com nomes como Jim O’Rourke, Otomo Yoshihide, Keith Rowe, Carlos Zingaro e Irène Schweizer.

Local: Sesc Guarulhos
Data: 18 de agosto
Ingresso: Entrada Gratuita
Classificação: Livre
Informações: sescsp.org.br

A 45ª edição do programa Ocupação Itaú Cultural homenageia, em parceria com o Instituto Alana, a etnomusicóloga Lydia Hortélio. Nascida em 1932, em Salvador (BA), e criada em Serrinha, cidade do sertão baiano, ela defende a cultura da criança e a liberdade conquistada pelo ser humano, pequeno ou grande, que brinca e entoa cantigas.

Na mostra, o público é convidado a entrar em um universo repleto de singelezas, desde as referências às paisagens naturais até o brincar com cinco pedrinhas. Fotografias, manuscritos e vários depoimentos recriam a trajetória das pesquisas da educadora e musicista que, aos 86 anos, permanece também menina.

Local: Itaú Cultural
Data: 20/julho a 08/setembro
Horário: Terça a sexta – 09h às 20h / Sábados, domingos e feriados – 11h às 20h
Ingresso: Entrada gratuita
Informações: itaucultural.org.br

Nesta turnê especial, o grupo formado por Hermeto Pascoal fica em evidência como uma espécie de “Nave Mãe” por onde passaram grandes instrumentistas da música brasileira, como Carlos Malta, Jovino Santos Neto, Nenê, Marcio Bahia, Vinicius Dorin, Heraldo do Monte, entre muitos outros. Atualmente, o Grupo é formado por Itiberê Zwarg (baixo), Jota P. (saxes e flautas), Fabio Pascoal (percussão), André Marques (piano) e Ajurinã Zwarg (bateria), além, é claro, de Hermeto Pascoal.

Local: Sesc Vila Mariana
Data: 30 e 31 de agosto
Horário: Sexta e Sábado – 21h00
Ingresso: Entrada R$ 9,00 a R$ 30,00
Classificação: Livre
Informações: sescsp.org.br

Há mais de 30 anos, a comunidade oswaldiana reúne-se para apreciar apresentações musicais de alunos, familiares e funcionários no Serão do Oswald. Cada ano mais integrado às aulas de Música, nossos alunos são estimulados a apresentarem composições autorais e formarem grupos para compartilharem quaisquer gêneros musicais com colegas e familiares. Em uma tarde de apresentações, estudantes do Ensino Fundamental e Médio que cantam ou tocam instrumentos têm a chance de subir ao palco do Teatro do Oswald.

As inscrições dos interessados passam por audições da equipe de professores de Música, que também orientam os grupos nos ensaios e selecionam os destaques de cada Serão, em categorias como “instrumentista revelação” e “composição”, entre outras.

Para inscrições e informações, clique aqui.

O 34º Serão do Oswald vai acontecer dia 21 de setembro de 2019.

A mostra explora o desenvolvimento do Estado a partir da evolução da energia elétrica, através de objetos antigos, documentos raros e múltiplos recursos tecnológicos. Com um mapa virtual a exposição traça a evolução urbana, com telas interativas, miniaturas perfeitas de hidrelétricas e sistemas de geração de energia solar e eólica; ferros de passar roupa, enceradeiras, televisores, rádios, secadores de cabelo e dezenas de objetos antigos.

Local: Museu da Energia de São Paulo
Data: Longa duração