Lançamento do livro “A vida começava lá – Uma história de repercussão corporal”

Fernando Barba, músico e compositor, formado pela UNICAMP, fundador e diretor musical do Grupo Barbatuques lança seu primeiro livro em parceria com sua irmã Renata Ferraz Torres: “A vida começava lá: uma história de repercussão corporal”.

No livro Fernando relata seu contato com a música, iniciando o surgimento do  grupo “Os batuques do Barba”; fala sobre a cumplicidade entre os integrantes e os momentos que dividiu com personalidades como Milton Nascimento, Hermeto Pascoal, Naná Vasconcelos, Keith Terry, Ivan Vilela, Jô Soares, entre outros.

A edição também traz uma reflexão sobre o momento em que Fernando se viu, aos 45 anos, privado do seu  dom musical por conta de danos motores decorrentes de uma cirurgia para a remoção de um tumor cerebral, em 2017. O livro é resultado da dedicação de Renata que colheu e organizou os relatos do próprio irmão e reuniu depoimentos de mais de 60 amigos e colegas de Barba, incluindo 23 músicos que fizeram ou fazem parte do grupo.

Barba é ex-aluno do Colégio Oswald de Andrade, ainda na Rua Moraes, e  emocionalmente relata, no capítulo 4, seus momentos na instituição sendo que os Barbatuques ainda ensaiam no Oswald, agora na unidade Cerro Corá.

O livro terá mais um momento de lançamento no dia 07 de dezembro na Vila dos Louros, Rua Mourato  Coelho n° 1473 – Vila Madalena, das 15h00 às 18h00.