Alunos do 6º ano são recebidos com mostra na volta às aulas

Obras apresentadas na Mostra Cultural foram novamente expostas às famílias e alunos na volta às aulas do Ensino Fundamental II, na Unidade da Cerro Corá.

Após o sucesso da exposição “O lado negro da história”, apresentada por alunos do 5º ano C do Ensino Fundamental I – sob orientação da professora Gabriela Ikeda e da auxiliar Amanda Facanali –, durante a Mostra Cultural do Oswald de 2018, as peças foram novamente expostas na volta às aulas das turmas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio, na Unidade Cerro Corá, nesta semana.

A mostra, que foi remontada pela equipe do colégio, no Pátio Cultural, representou uma das ações de boas-vindas aos estudantes, que fizeram a passagem do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II.

Na ocasião, as famílias também foram recepcionadas e puderam interagir com nosso corpo docente e coordenadores.

O lado negro da história

Composta por gráficos e imagens, a mostra “O lado negro da história” é fruto de uma pesquisa realizada pelos estudantes, com o objetivo de retratar a trajetória dos negros, no Brasil, desde a abolição da escravatura até os tempos atuais.

O processo de investigação envolveu entrevistas e pesquisas relacionadas ao tema central do projeto, que apresentou dados surpreendentes sobre questões como o preconceito e a inclusão de pessoas negras na sociedade, 130 anos após a abolição da escravatura.

Ritual de passagem

No Oswald, os estudantes que vão do 5º para o 6º ano vivem um ritual de passagem, que envolve um conjunto de atividades pensadas e desenvolvidas para sinalizar as principais mudanças no Ensino Fundamental II.

Isso porque, mais que uma passagem de ano, eles terão que estar preparados para novos desafios, novas disciplinas e novos amigos, tudo isso em uma nova unidade, já que a partir do 6º ano são transferidos para a Unidade da Cerro Corá. 

“A culminância desse processo acontece no primeiro dia de aula, quando recebemos os alunos e seus familiares para um café da manhã com os professores, que têm a oportunidade de se apresentar aos pais, marcando o início de um novo ciclo”, explica o Coordenador Pedagógico, Fernando Pimentel, responsável pelas turmas de 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II.