Eventos2018-09-28T15:39:48+00:00

Integral de Portas Abertas!

Durante o evento, que acontecerá a partir das 09h00, as famílias e as crianças poderão conhecer a unidade onde são realizadas as atividades de contraturno do Oswald Integral, e também irão participar de oficinas de circo, yoga, kung fu e outros.

Mostra Cultural – Madalena

Mostra Cultural – Cerro Corá

Mostra Cultural – Girassol

A Mostra Cultural no Oswald é um dos momentos em que colocamos o currículo em movimento. É a oportunidade de criar um projeto individual e de série, propiciando e ampliando os tempos de experimentação, escuta, reflexão, interação, respeito e valorização do conhecimento.

Serão

Há mais de 30 anos, a comunidade oswaldiana reúne-se para apreciar apresentações musicais de alunos, familiares e funcionários no Serão do Oswald. Cada vez mais integrado às aulas de música, nossos alunos são estimulados a realizarem composições autorais e formarem grupos para compartilharem quaisquer gêneros musicais com colegas e familiares.

Concurso de Declamação

O Concurso de Declamação de Poesias acontece tradicionalmente há mais de 20 anos no Oswald. Além da experiência expressiva de subirem ao palco, nossos alunos passam por um percurso de preparação que vai desde a escolha do poema até os ensaios com a equipe de Artes Cênicas do Oswald.

Semana Literária

A Semana Literária acontece desde 2012 no Colégio e, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, tem como proposta o aprofundamento no estudo de um autor. Já no Ensino Fundamental II e Médio, nossos alunos aproveitam os momentos da Semana Literária para exercitar outros olhares para o fazer literário.

Carnaval

Com temas específicos ou artistas homenageados, todos os anos nossos alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental I preparam suas próprias celebrações de Carnaval. Marchinhas tradicionais e blocos carnavalescos ocupam a rotina das crianças nos meses de fevereiro e março, acompanhados sempre de pesquisas corporais, musicais e sobre a cultura brasileira.

Festival de Jogos

O Festival de Jogos existe no Oswald desde 1995 e é um dos momentos mais aguardados pelas crianças da Unidade Girassol. Elaborado pelos professores Patrício Casco e Jurandir Damasceno de Carvalho, o evento interno foi desenvolvido com atividades diversas, jogos e brincadeiras, tanto físicos quanto de tabuleiro.

Festa Junina

Mês de celebrações e festejos importantes na cultura popular brasileira, junho reúne muitos trabalhos com corpo e expressão no Oswald. Nossos alunos desenvolvem pesquisas sobre determinadas tradições, artistas, músicos e brincantes importantes na cultura popular brasileira.

Oswald no Cinema

Em parceria com o Espaço Itaú de Cinema, o Oswald oferece um encontro especial de sua comunidade com um filme que traga debates relacionados à vivência escolar, seja com filmes de ficção ou documentários que abordem temas relevantes para reflexão de nossos alunos e suas famílias, seja com a exibição de obras produzidas por membros da comunidade oswaldiana.

Biscoito Fino

Trazendo temas importantes da atualidade para serem discutidos, o Biscoito Fino acontece em edições esporádicas há dez anos no Oswald. Com palestrantes convidados e professores do colégio conduzindo debates aprofundados, o Biscoito Fino já promoveu discussões em áreas diversas, como ciência e tecnologia, literatura, psicanálise e comunicação.

Projeto de Encerramento do Ensino Médio

O Projeto de Encerramento nasceu em 2002, com o objetivo de possibilitar um momento de encerramento à 3ª série do Ensino Médio dentro da concepção criativa da escola. O Projeto de Encerramento envolve as seis disciplinas das áreas de Artes e Educação Física, é autoral e tem um grande investimento da escola para que os alunos criem e organizem coletivamente um espetáculo, desde o roteiro até a apresentação.

Mostra de Música e Moscow

Investigações musicais e aprendizados adquiridos nos cursos de Música do Oswald, da Educação Infantil ao Ensino Médio, são compartilhados com a comunidade oswaldiana anualmente, na Mostra de Música e Mostra de Composições do Oswald (Moscow).

Oswald em Movimento

Criado há seis anos, o evento já passou por diferentes formatos e, em 2017, foi integrado à rotina dos alunos da Unidade Cerro Corá, acontecendo durante o período de aulas, com atividades pensadas junto aos alunos, oficinas orientadas por educadores do Colégio e outras pessoas da comunidade, criando situações em que os próprios alunos, professores ou funcionários possam ampliar seu leque de vivências motoras.

Integral de Portas Abertas!

Mostra Cultural – Madalena

Mostra Cultural – Cerro Corá