Mostra Cultural – Unidade Cerro Corá

A Mostra Cultural no Oswald é entendida não como um evento isolado, no qual são apresentados os trabalhos de um ano ou de um recorte temático, mas como uma ferramenta processual para que possamos, como escola, desenvolver um trabalho colaborativo que não é finalizado no dia da exposição.

Entendemos a Mostra com um dispositivo ativo de aprendizado e, por meio dele, podemos colocar em prática nossos quatro pilares: Autonomia, Colaboração, Diversidade e Investigação.

Sendo assim, a Mostra Cultural é mais uma ferramenta deste currículo. E, por meio deste recorte, podemos compartilhar um pouco do processo dos alunos. Um processo que possibilita diversos  percursos de um projeto individual e coletivo: do levantamento de questões fundamentais, indagações temáticas e múltiplas opiniões; de pesquisa vertical, relações horizontais, encaminhamentos criativos e investigação de saberes populares. Um momento de brincar, interagir e fazer.

Último evento

No dia 20 de outubro, é a vez de nossos alunos do Ensino Fundamental II e Médio compartilharem processos de aprendizagem, descobertas e produções com a comunidade oswaldiana.

Nesta edição da Mostra Cultural também contamos com a Programação Corpo e Expressão, que reúne apresentações propostas autonomamente pelos alunos. Clique aqui e confira os dias e horários dos ensaios.

Travessia de sentidos

A Mostra Cultural no Oswald é um dos momentos em que colocamos o currículo em movimento – período de profunda investigação de temas, materiais, processos, recortes históricos; oportunidade de criar um projeto individual e de série, propiciando e ampliando os tempos de experimentação, escuta, reflexão, interação, respeito e valorização do conhecimento. Espaço de grande autonomia para pesquisar, brincar, debater e conviver. Um tempo no qual a criatividade, a autoria e o trabalho coletivo conduzem nossas ações e uma nova vivência escolar, em que a escola transforma-se e propõe suas paredes não como divisões, mas, sim, como suportes potencialmente criativos; em que os equipamentos cotidianos ganham outras funções, cores e formas interativas. É, principalmente, uma oportunidade de experiência entre todos os educadores e alunos da escola convivendo em um grande projeto colaborativo.

A Mostra Cultural da Unidade Cerro Corá coloca-nos em um grande espaço de experiências. Um lugar de indagações, conversas e descobertas sensoriais. É um momento no qual podemos entrar em contato com trabalhos desenvolvidos pelos alunos em sala de aula, promovendo diálogos e afetações mútuas. Este momento busca desenvolver uma possibilidade potente de apresentação de proposições, perguntas, resultados e, principalmente, reflexão da aprendizagem. É uma possibilidade de acompanhar o desenvolvimento do pensamento dos alunos, da ideia até sua materialização.

O ambiente escolar foi pensado como um recorte físico e temporal das atividades a partir de dinâmicas realizadas e apresentadas durante o ano. A Mostra Cultural é um meio de relações entre espaços, trabalhos, ideias, formas e conteúdos que sugerem trajetos a serem criados pelos visitantes. “Digo: o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe pra gente é no meio da travessia” (Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas).

Sendo assim, a travessia é como um jogo interativo, incitando o espectador a criar seu próprio roteiro a partir das experiências vivenciadas e oferecidas pelos alunos.

Experimente!

Clique aqui e navegue pelo mapa interativo da Mostra Cultural 2018 – Unidade Cerro Corá.

Outras edições