Mostra Cultural – Unidade Cerro Corá

A Mostra Cultural no Oswald é entendida não como um evento isolado, no qual são apresentados os trabalhos de um ano ou de um recorte temático, mas como uma ferramenta processual para que possamos, como escola, desenvolver um trabalho colaborativo que não é finalizado no dia da exposição.

Entendemos a Mostra com um dispositivo ativo de aprendizado e, por meio dele, podemos colocar em prática nossos quatro pilares: Autonomia, Colaboração, Diversidade e Investigação.

Sendo assim, a Mostra Cultural é mais uma ferramenta deste currículo. E, por meio deste recorte, podemos compartilhar um pouco do processo dos alunos. Um processo que possibilita diversos  percursos de um projeto individual e coletivo: do levantamento de questões fundamentais, indagações temáticas e múltiplas opiniões; de pesquisa vertical, relações horizontais, encaminhamentos criativos e investigação de saberes populares. Um momento de brincar, interagir e fazer.

Próximo evento

No dia 26 de outubro é a vez de nossos alunos do Ensino Fundamental II e Médio compartilharem processos de aprendizagem, descobertas e produções com a comunidade oswaldiana.

Nesta edição da Mostra Cultural também contamos com a Programação Corpo e Expressão, que reúne apresentações propostas autonomamente pelos alunos. Confira aqui o horário das apresentações! 

(Re)Leituras de Mundos

Quem somos? Em que mundo vivemos? Que mundos vivem em nós? Que leituras fazemos e quão decisivas são para a construção de nossas experiências de mundo? 

A proposta da nossa Mostra Cultural de 2019, na Unidade Cerro Corá, construída colaborativamente pelos alunos por meio das suas (re)leituras, é provocar a ler e (re)conhecer muitos dos mundos que coexistem e compõem diversas perspectivas, subjetividades e singularidades. São propostas e lugares que podem significar, definir e transformar nossas representações de mundo.

Elaboradas a partir das lentes das diversas áreas do saber, as (re)leituras apresentadas estão compiladas em três trajetórias distintas e complementares: Ambiente e Sociedade; Experiências Subjetivas; e História e Memória.

Resultado do processo de trabalho nas séries e das diversas disciplinas e projetos que compõem nosso currículo, as (re)leituras de mundos que apresentamos são a materialização de investigações sobre os mundos que produzimos e pelos quais somos produzidos. Concretizam inquietações que ora se voltam à realidade externa, ora às experiências subjetivas.

A Mostra Cultural é sempre uma proposta aberta, sempre uma possibilidade de vivência que depende do corpo ativo do visitante para transformar espaços em lugares, propostas em materialidades e vivências em experiências. 

Navegue pelo mapa interativo da Mostra clicando aqui e veja os textos de apresentações dos trabalhos.

Outras edições