Mostra Cultural – Unidade Cerro Corá

No dia 20 de outubro, é a vez de nossos alunos do Ensino Fundamental II e Médio compartilharem processos de aprendizagem, descobertas e produções com a comunidade oswaldiana.

Nesta edição da Mostra Cultural também contamos com a Programação Corpo e Expressão, que reúne apresentações propostas autonomamente pelos alunos. Clique aqui e confira os dias e horários dos ensaios.

Travessia de sentidos

A Mostra Cultural no Oswald é um dos momentos em que colocamos o currículo em movimento – período de profunda investigação de temas, materiais, processos, recortes históricos; oportunidade de criar um projeto individual e de série, propiciando e ampliando os tempos de experimentação, escuta, reflexão, interação, respeito e valorização do conhecimento. Espaço de grande autonomia para pesquisar, brincar, debater e conviver. Um tempo no qual a criatividade, a autoria e o trabalho coletivo conduzem nossas ações e uma nova vivência escolar, em que a escola transforma-se e propõe suas paredes não como divisões, mas, sim, como suportes potencialmente criativos; em que os equipamentos cotidianos ganham outras funções, cores e formas interativas. É, principalmente, uma oportunidade de experiência entre todos os educadores e alunos da escola convivendo em um grande projeto colaborativo.

A Mostra Cultural da Unidade Cerro Corá coloca-nos em um grande espaço de experiências. Um lugar de indagações, conversas e descobertas sensoriais. É um momento no qual podemos entrar em contato com trabalhos desenvolvidos pelos alunos em sala de aula, promovendo diálogos e afetações mútuas. Este momento busca desenvolver uma possibilidade potente de apresentação de proposições, perguntas, resultados e, principalmente, reflexão da aprendizagem. É uma possibilidade de acompanhar o desenvolvimento do pensamento dos alunos, da ideia até sua materialização.

O ambiente escolar foi pensado como um recorte físico e temporal das atividades a partir de dinâmicas realizadas e apresentadas durante o ano. A Mostra Cultural é um meio de relações entre espaços, trabalhos, ideias, formas e conteúdos que sugerem trajetos a serem criados pelos visitantes. “Digo: o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe pra gente é no meio da travessia” (Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas).

Sendo assim, a travessia é como um jogo interativo, incitando o espectador a criar seu próprio roteiro a partir das experiências vivenciadas e oferecidas pelos alunos.

Experimente!

Clique aqui e navegue pelo mapa interativo da Mostra Cultural 2018 – Unidade Cerro Corá.