Mostra Cultural – Unidade Girassol

O que atravessa? O que é atravessado?

A Mostra Cultural no Oswald é um dos momentos em que colocamos o currículo em movimento – período de profunda investigação de temas, materiais, processos, recortes históricos; oportunidade de criar um projeto individual e de série, propiciando e ampliando os tempos de experimentação, escuta, reflexão, interação, respeito e valorização do conhecimento. Espaço de grande autonomia para pesquisar, brincar, debater e conviver. Um tempo no qual a criatividade, a autoria e o trabalho coletivo conduzem nossas ações e uma nova vivência escolar, em que a escola transforma-se e propõe suas paredes não como divisões, mas, sim, como suportes potencialmente criativos; em que os equipamentos cotidianos ganham outras funções, cores e formas interativas. É, principalmente, uma oportunidade de experiência entre todos os educadores e alunos da escola convivendo em um grande projeto colaborativo.

A Mostra Cultural da Unidade Girassol coloca-nos, em forma de pergunta, em um espaço aberto para os atravessamentos de muitas naturezas e diversos sentidos. Partindo, inicialmente, de duas perguntas (des)norteadoras – O que nos atravessa? O que é atravessado? –, o trabalho foi iniciado, entre educadores, como uma provocação criativa, como uma sugestão processual que instabiliza para algo que nos é muito caro – o que nos atravessa?

A pergunta leva a pensarmos sobre as passagens entre as diversas formas de construir sentidos da criança, sobre a continuidade desse movimento criativo dentro da escola. Os trabalhos que vocês encontram aqui aglutinam esse interesse por um percurso colaborativo, distribuindo-se pelo espaço e convocando a todos para mediar as suas poéticas por meio de cores, fios, mapas, sons, vídeos, desenhos, seres imaginários, lambes, jogos, Mata Atlântica e, até mesmo, um rio. A Mostra propõe, portanto, a partilha de uma passagem: propõe atravessar e ser atravessada.

Clique aqui e navegue pelo mapa interativo da Mostra Cultural 2018 – Unidade Girassol.

2018-09-29T11:18:17+00:00