Mostra Cultural – Unidade Girassol

A Mostra Cultural no Oswald é entendida não como um evento isolado, no qual são apresentados os trabalhos de um ano ou de um recorte temático, mas como uma ferramenta processual para que possamos, como escola, desenvolver um trabalho colaborativo que não é finalizado no dia da exposição.

Entendemos a Mostra com um dispositivo ativo de aprendizado e, por meio dele, podemos colocar em prática nossos quatro pilares: Autonomia, Colaboração, Diversidade e Investigação.

Sendo assim, a Mostra Cultural é mais uma ferramenta deste currículo. E, por meio deste recorte, podemos compartilhar um pouco do processo dos alunos. Um processo que possibilita diversos  percursos de um projeto individual e coletivo: do levantamento de questões fundamentais, indagações temáticas e múltiplas opiniões; de pesquisa vertical, relações horizontais, encaminhamentos criativos e investigação de saberes populares. Um momento de brincar, interagir e fazer.

Último evento

O que atravessa? O que é atravessado?

A Mostra Cultural no Oswald é um dos momentos em que colocamos o currículo em movimento – período de profunda investigação de temas, materiais, processos, recortes históricos; oportunidade de criar um projeto individual e de série, propiciando e ampliando os tempos de experimentação, escuta, reflexão, interação, respeito e valorização do conhecimento. Espaço de grande autonomia para pesquisar, brincar, debater e conviver. Um tempo no qual a criatividade, a autoria e o trabalho coletivo conduzem nossas ações e uma nova vivência escolar, em que a escola transforma-se e propõe suas paredes não como divisões, mas, sim, como suportes potencialmente criativos; em que os equipamentos cotidianos ganham outras funções, cores e formas interativas. É, principalmente, uma oportunidade de experiência entre todos os educadores e alunos da escola convivendo em um grande projeto colaborativo.

A Mostra Cultural da Unidade Girassol coloca-nos, em forma de pergunta, em um espaço aberto para os atravessamentos de muitas naturezas e diversos sentidos. Partindo, inicialmente, de duas perguntas (des)norteadoras – O que nos atravessa? O que é atravessado? –, o trabalho foi iniciado, entre educadores, como uma provocação criativa, como uma sugestão processual que instabiliza para algo que nos é muito caro – o que nos atravessa?

A pergunta leva a pensarmos sobre as passagens entre as diversas formas de construir sentidos da criança, sobre a continuidade desse movimento criativo dentro da escola. Os trabalhos que vocês encontram aqui aglutinam esse interesse por um percurso colaborativo, distribuindo-se pelo espaço e convocando a todos para mediar as suas poéticas por meio de cores, fios, mapas, sons, vídeos, desenhos, seres imaginários, lambes, jogos, Mata Atlântica e, até mesmo, um rio. A Mostra propõe, portanto, a partilha de uma passagem: propõe atravessar e ser atravessada.

Clique aqui e navegue pelo mapa interativo da Mostra Cultural 2018 – Unidade Girassol.

Outras edições

2018-09-29T11:18:17+00:00