Mostra Cultural – Unidade Tipuana

A Mostra Cultural no Oswald é entendida não como um evento isolado, no qual são apresentados os trabalhos de um ano ou de um recorte temático, mas como uma ferramenta processual para que possamos, como escola, desenvolver um trabalho colaborativo que não é finalizado no dia da exposição.

Entendemos a Mostra com um dispositivo ativo de aprendizado e, por meio dele, podemos colocar em prática nossos quatro pilares: Autonomia, Colaboração, Diversidade e Investigação.

Sendo assim, a Mostra Cultural é mais uma ferramenta deste currículo. E, por meio deste recorte, podemos compartilhar um pouco do processo dos alunos. Um processo que possibilita diversos  percursos de um projeto individual e coletivo: do levantamento de questões fundamentais, indagações temáticas e múltiplas opiniões; de pesquisa vertical, relações horizontais, encaminhamentos criativos e investigação de saberes populares. Um momento de brincar, interagir e fazer.

Último evento

Neste ano, a Unidade Tipuana vive um momento especial que se reflete na Mostra, por meio de seu tema, travessias. É uma despedida do espaço físico que proporcionou tantas aprendizagens e brincadeiras. Esse espaço-tempo ficará na memória e nos diversos registros produzidos pela equipe e, sobretudo, pelas crianças. Assim, nossas experiências e aprendizagens serão levadas por cada um para a construção coletiva do novo espaço.

Toda travessia para o novo traz desejos, medos, transformações, inquietações e também muita empolgação. Para atravessar, às vezes é preciso coragem, às vezes um empurrãozinho, e outras uma pitada de espírito de aventura já basta. Nossa travessia começa no dia 10 de novembro com a Mostra Cultural da Unidade Tipuana!

Outras edições

2018-11-08T16:22:52+00:00