Projeto de Encerramento do Ensino Médio
O Projeto de Encerramento nasceu em 2002, com o objetivo de possibilitar um momento de encerramento à 3ª série do Ensino Médio dentro da concepção criativa da escola. O Projeto de Encerramento envolve as seis disciplinas das áreas de Artes e Educação Física, é autoral e tem um grande investimento da escola para que os alunos criem e organizem coletivamente um espetáculo, desde o roteiro até a apresentação. Há alguns anos, o espetáculo deixou os espaços de teatros alugados e passou a ocupar a escola, na Unidade Cerro Corá, sem regras em relação à ocupação do espaço, desde que mantidas as medidas de segurança.
Todos os anos, a chegada ao último ano da vida escolar dos alunos é marcada também pela ansiedade em conceber o projeto. As turmas começam a debater os possíveis temas com os professores, que mostram espetáculos de outros anos e referências de suas áreas de trabalho. Coletivamente, os alunos levantam temas e, então, apresentam propostas formais aos colegas para votação. Escolhido o tema, é formada uma comissão de elaboração de roteiro com alunos e professores, que irão reunir referências, textos e trabalhos desenvolvidos nas áreas de artes. Com o tempo, outras comissões necessárias para a confecção do espetáculo vão sendo criadas, como a comissão de música, artes visuais, cenário, figurino, produção, comunicação, contra-regragem etc. É um projeto de evolução constante, que pretende aproximar o aluno da criação artística de forma autônoma e sensível, marcando o final de sua vida escolar.
Último evento
A 3ª série do Ensino Médio do Oswald apresentou o espetáculo “Entropia”, como resultado do processo do Projeto de Encerramento do Ensino Médio, que inclui expressões da área de Artes e Educação Física. Após meses de criação e desenvolvimento, os alunos compartilham o trabalho com a comunidade. “Entropia” reuniu cenas, coreografias, vídeos e produções autorais dos alunos em diversas linguagens que refletiram sobre o universo – desde sua criação à desdobramentos subjetivos e metafóricos, passando por reflexões sobre o lugar do homem e de suas ações neste universo.