Mostra Cultural – Unidade Madalena
A Mostra Cultural no Oswald é entendida não como um evento isolado, no qual são apresentados os trabalhos de um ano ou de um recorte temático, mas como uma ferramenta processual para que possamos, como escola, desenvolver um trabalho colaborativo que não é finalizado no dia da exposição.
Entendemos a Mostra com um dispositivo ativo de aprendizado e, por meio dele, podemos colocar em prática nossos quatro pilares: Autonomia, Colaboração, Diversidade e Investigação.
Sendo assim, a Mostra Cultural é mais uma ferramenta deste currículo. E, por meio deste recorte, podemos compartilhar um pouco do processo dos alunos. Um processo que possibilita diversos percursos de um projeto individual e coletivo: do levantamento de questões fundamentais, indagações temáticas e múltiplas opiniões; de pesquisa vertical, relações horizontais, encaminhamentos criativos e investigação de saberes populares. Um momento de brincar, interagir e fazer.
Último evento
Neste ano, as produções dos estudantes da Unidade Madalena se voltam ao sonhar. As crianças do G1 ao G4 da Educação Infantil puderam explorar (e brincar) com a temática: “Anoitece e Amanhece Sonho”.
Esperamos vocês para sonhar conosco!
Data: 28 de outubro de 2023
Horários:
- 09h00 às 10h00 – G1 A e G2 A
- 10h00 às 12h00 – G3 A, G4 A e G4 B
- 14h00 às 15h00 – G1 C e G2 C
- 15h00 às 17h00 – G3 C, G4 C e G4 D
ANOITECE E AMANHECE SONHO
Contam os Yanomami que Omama, o demiurgo, criou a árvore dos sonhos a fim de que os humanos pudessem sonhar. Quando as flores dessa árvore desabrocham, os sonhos são enviados aos Yanomami. […] Espero que essas flores possam lançar sementes e germinar em outros solos, dando origem a novos frutos e, é claro, também a novos sonhos.
Hanna Limulja
O SONHO, de acordo com Davi Kopenawa, é por excelência a forma de aprender dos Yanomami. É a sua escola. É a porta que os Yanomami abrem para o desconhecido, o distante. O sonho foi nossa inspiração e a porta de entrada para diversas reflexões sobre como ensinamos e aprendemos, que fizemos em equipe com todos os educadores e educadoras do Oswald ao longo deste ano.
Foram muitas conversas e encontros até que o sonho chegasse às crianças, movimentando conversas, histórias, investigações, brincadeiras e produções nos grupos da Unidade Madalena, culminando em nossa Mostra Cultural. Assim, o sonho dos educadores e o sonho das crianças se encontraram. Convidamos vocês a sonharem conosco!
Anoitece e amanhece sonho, tema da Mostra Cultural da Unidade Madalena de 2023, é um caminho do dormir ao acordar, em que diversos sonhos podem acontecer. As produções dos grupos para compor esse caminho foram feitas nos últimos meses e se relacionam com temas de interesse de cada turma. Por isso, cada ambiente pode ser composto por mais de um grupo e há trabalhos dos grupos em diversos cenários. O caminho é composto por sete espaços que, percorridos em ordem, promovem a experiência completa!
O primeiro passo é desacelerar e cuidar do corpo, por exemplo, escovando os dentes. Ajeitar as camas, o travesseiro, segurar seus bichinhos de aconchego (quem tiver). Permitir que o corpo relaxe até Dormir, para que os sonhos aconteçam.
Logo, nos encontramos com os Sonhos Coloridos, cheios de movimentos, figuras inusitadas, que parecem dançar entre nuvens. Mas nem todo sonho é colorido, alguns são em preto e branco e cheios de imagens que dão medo: Pesadelos assustadores. Nosso convite é para que os encare de frente! Conte com os bonecos protetores e com os filtros de sonhos para deixá-los para trás e seguir o caminho!
Adiante, é possível encontrar os sonhos feitos de Memórias, lembranças recentes ou de muito tempo, que se transformam em boas histórias, em imagens registradas no pensamento ou até em uma boa foto.
Os sonhos do Futuro vêm logo depois, e com eles imaginamos conquistas, desejamos melhorias para nós e para o mundo, recorremos às lendas, inventamos cidades que queremos. Assim como no faz de conta, mergulhamos em seguida no sonho Imaginário, que nos permite inventar ou nos transformar em personagens: os mais malucos, oníricos e surreais; caras e caretas; lugares inventados, que podem surgir quando estamos dormindo ou mesmo quando estamos sonhando acordados.
Por fim, depois de muito sonhar, é hora de Acordar! Acordamos para o dia, para a brincadeira, para os movimentos e sons. Acordamos para sonhar acordado, sentir a terra, e plantar os próximos sonhos, os próximos dias.
Bons sonhos!