Manifesto

A Coordenação de Projetos e Produção Cultural, espontaneamente chamada de Cultural, nasceu algumas décadas atrás por conta da necessidade crescente de organizar as demandas por saídas pedagógicas e eventos do Oswald. A missão primordial da Coordenação Cultural é criar dispositivos potentes para nossos estudantes, funcionários e comunidade, potencializando cada uma das ações dentro de um projeto pedagógico.

Também, tem a tarefa de oportunizar à comunidade diversas atividades, dentro e fora do Oswald, unindo e comunicando o trabalho pedagógico processual da escola e seus pilares – Mostras Culturais, Mostra de Música, Oswald no Cinema, Biscoito Fino, Oswald em Movimento, Serão Musical, Carnaval, Festival de Jogos, Concurso de Declamação, Formaturas e inúmeras outras ações pontuais e espontâneas que surgem durante a dinâmica de um ano letivo.

Outra ação importante da coordenação é organizar coletivos e grupos externos na utilização dos espaços escolares, oportunizando que estes coletivos, muitas vezes, tenham uma sede, local de ensaio e, até mesmo, um espaço de apresentação.

Áreas: teatro, música, artes visuais, dança, circo, educação física e expografia.

Pilares

Pilares

• Coordenar, desenvolver e integrar projetos e ações com ênfase no projeto pedagógico e pilares do Oswald.

• Organizar projetos, saídas e eventos em ações integradas.

• Integrar estudantes em ações a partir de eventos.

• Aparelhar e organizar os espaços escolares para dar apoio aos projetos e eventos.

• Ampliar a relação com a comunidade para potencializar projetos e eventos.

• Apresentar, ao corpo docente, sugestões conceituais e materiais para projetos, saídas ou eventos.

• Organizar o calendário escolar de eventos procurando equilibrar ações e esforços discentes, docentes e do corpo administrativo da escola.

• Curadoria temática das Mostras Culturais.

• Apoiar a formação contínua de funcionários e comunidade por meio de palestras, exposições, debates ou cursos.

• Estimular a criação de novos projetos a partir das demandas pedagógicas.

• Incubadora e apoio para grupos externos que utilizam os espaços escolares.

• Reforçar o conceito de ocupação dos espaços escolares por meio de exposições, ações e projetos pedagógicos.

• Integrar unidades por meio de eventos e atividades.

• Associação com equipamentos culturais da cidade e do entorno das unidades.